Cadeira Balanço

A cadeira balanço nasce através de traços angulados sucintos e simplistas. O constraste da sutileza da forma e da materialidade bruta do ferro, trazem o dialogo dos opostos para a forma.

O olhar corre com fluidez pela união dos componentes através da solda. As bases retas e anguladas unem-se ao encosto curvo, que por sua vez, serve de apoio para o balanço que o peso do corpo faz quando se recosta. E por falar em balanço, já prestou atenção no movimento que o corpo faz até se acomodar num assento?

A Cadeira Balanço trás literalmente essa experiência. Todo assento necessita de inclinação para comportar conforto. Através de um gonzo preso na parte inferior do assento, o peso do corpo humano resulta no balanço deste assento para frente e para atrás. Quando sentamos, o assento impulsiona para recostar-se na curvatura do encosto. Quando levantamos, o contrário ocorre.

Essa experiência trás o corpo presente para atos cotidianos, como o sentar, por exemplo.

Dentro do projeto Microcosmos, esta cadeira foi utilizada na mesa de jantar com o propósito da ativação da memória primitiva da instabilidade e equilibro que o corpo humano necessita para realizar funções.

Ficha Técnica – Português | English